Várias mensagens falsas, com vírus, ameaça nossa segurança todos os dias. Atenção e precaução são fundamentais. Atualmente fala-se bastante sobre segurança e nossas informações digitais são alvos de assuntos polêmicos como espionagem e roubo de informações preciosas. Os golpes virtuais se multiplicam e, por isso, é essencial reconhecer um e-mail falso.A curiosidade pode levar a um grande prejuízo. Os e-mails falsos se diversificam constantemente. Dentre os mais comuns, então e-mails que falava sobre as fotos de uma festa. Ao clicar no falso link das fotos, sem que saibamos o programa do bandido é implantado no computador.
Nunca acesse o site do banco clicando em links “prontos”, sempre abra manualmente o navegador e digite você mesmo o site do banco. Se você não souber o site, pesquise diretamente no Google. Assim você não é redirecionado a um site falso que irá roubar suas informações.
Na caixa do correio eletrônico, cada dia mais lotada, fica grande parte do perigo, sempre com propostas tentadoras: tem a promoção que é só acessar e concorrer a um carro novo, a oferta de ganhar dinheiro apenas respondendo um e-mail, entre muitas outras. Primeiro se informe para ver se essa promoção realmente existe, se é real. Mais uma vez, pesquise o assunto no Google. Se existir, não clique no e-mail, entre diretamente no site da promoção e faça cadastro diretamente pelo site da promoção.
É bastante comum recebermos e-mails informando que existe uma mensagem de voz do Facebook. O e-mail imita até o layout do Facebook para nos iludir ainda mais. O Facebook não envia mensagem de voz, isso não existe! Descarte imediatamente sem clicar em nada.
Ainda existem situações em que a pessoa recebe uma mensagem que parece não fazer sentido: um boleto de pagamento ou uma e-mail falando sobre um cheque que foi devolvido. Quem recebe fica até em dúvida pensando: “Será que eu me esqueci disso?”. “O que a gente tem que fazer é se perguntar: ‘eu estou aguardando esse e-mail? Eu aguardo realmente um e-mail de uma instituição? Eu tenho conta em determinado banco?’”.
Bancos e outras instituições como por exemplo Receita Federal, jamais enviam e-mail solicitando informações como número de conta, número de cartão de crédito, senhas, etc. Desconfie sempre, descarte o e-mail e em caso de dúvida, ligue no banco.
Qualquer um pode ser vítima se não prestar atenção: Mesmo tendo informação, usando a internet todos os dias muitos acreditam nos falsos e-mail.
As principais consequências em cair em um golpe assim é ter informações roubadas ou ter o computador infectado por um vírus tipo Ransomware que irá criptografar todos os seus arquivos e cobrar resgate para tê-los de volta.
Você desconfia que está com o equipamento infectado? Imediatamente troque todas as suas senhas de outro computador que esteja seguro “livre de virus” e chame seu técnico de confiança para desinfectar o computador. Um bom antivírus atualizado e boas práticas de uso da internet irão garantir cada vez mais a segurança da informação.
[…] Primeiramente, tenha um bom antivírus instalado e atualizado em seu computador. Evite abrir e-mails de quem você não conheça. Alguém que você não conheça te enviaria um e-mail realmente importante? O melhor é selecionar a caixinha de seleção ao lado do e-mail e já apagar de uma vez a mensagem de remetentes desconhecidos; clique aqui para acessar nosso artigo sobre segurança no e-mail. […]
CurtirCurtir